Os benefícios da energia solar fotovoltaica

Provavelmente você já sabe há muito que é possível gerar energia a partir da luz do sol. Mas já descobriu quantas vantagens a energia solar possibilita para o bolso dos usuários e para o meio ambiente? São muitos e à medida que mais pessoas descobrem e aumenta a demanda, mais esse setor fica fortalecido e mais vantagens. Confira alguns desses benefícios.



Redução na conta de luz


A principal vantagem da energia solar fotovoltaica é a redução de até 95% que ela proporciona na conta de luz. Isso porque um sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid) pode ser projetado para gerar toda a energia consumida em uma casa, empresa, fazenda, etc.


Durante o dia, o sistema gera a energia que é consumida diretamente no imóvel e uma quantidade excedente que é injetada na rede elétrica e convertida em créditos energéticos pela distribuidora.


Em períodos de baixa luminosidade ou durante a noite, o sistema puxa da rede a energia necessária para atender o imóvel. No final do mês, a distribuidora automaticamente utiliza os créditos gerados para abater a energia que você consumiu da sua rede. Assim, você deixa de pagar pela energia que utilizou da rede e continua pagando somente a taxa de disponibilidade, a chamada taxa mínima de luz.


Imunidade energética


Da mesma forma que um sistema fotovoltaico lhe traz a independência do consumo de energia da distribuidora, ele te garante imunidade contra os aumentos do preço dela.

Tanto a energia quantos os créditos energéticos produzidos pelo seu sistema não sofrem impactos pelo aumento da tarifa ou bandeiras tarifárias.


Pelo contrário, quanto mais o preço da energia sobe, mais economia você estará obtendo com o seu sistema.


Longa vida útil


A maior vantagem da energia solar fotovoltaica quando comparada a outras tecnologias de geração é a sua longa vida útil. Pelo padrão adotado pelas fabricantes, podemos dizer que um painel solar dura, no mínimo, 25 anos.


No entanto, esse prazo pode ser ainda maior, como provam os casos reais de sistemas instalados em alguns países da Europa, onde a tecnologia começou a ser difundida no final da década 1990.


Além disso, a perda de eficiência das placas na conversão da luz em energia é extremamente baixa ao longo desse período. Tanto que os melhores fabricantes garantem que seus módulos estarão com, pelo menos, 80% de eficiência ao final dos 25 anos.


Baixa manutenção


E não pense que, para durar todos esses anos, você terá que arcar com diversas manutenções técnicas no seu sistema fotovoltaico. Uma vez que não utilizam partes móveis, gerando energia por meio de um processo fotoelétrico e não mecânico, os sistemas necessitam de baixíssima manutenção.


O cuidado mais frequente é a limpeza do painel solar com água quando muito empoeirado, o que pode nem ser necessário se a sua região registrar bons índices de chuva.

Além disso, existe a manutenção anual da parte elétrica do sistema.


Ela garante não só a longevidade do sistema, como também a segurança da instalação para você e o seu imóvel.


Rápido retorno do investimento


Um sistema fotovoltaico pode te trazer redução na conta de luz por mais de 25 anos, mas com a economia obtida nos 5 primeiros (ou até menos) já é possível atingir o seu payback.

Ou seja, o retorno do investimento em energia solar, que no Brasil é muito baixo.


Isso por conta da grande oferta de luz solar, altas tarifas de energia e sua constante inflação, fatores que colaboram para a rentabilidade do sistema e, consequentemente, a amortização do seu investimento.


Quer saber em quanto tempo você poderia ter o payback do seu sistema?

Pelo botão abaixo você pode acessar o simulador solar da Blue Sol, que em questão de segundos pode te mostrar:

  • Preço estimado do seu sistema;

  • Payback;

  • Quantidade de placas;

  • Entre outros.

Modularidade e adaptabilidade

A geração de energia na tecnologia fotovoltaica é feita através das placas solares, chamadas tecnicamente de módulos fotovoltaicos. Essa característica modular da tecnologia permite que ela seja aplicada em qualquer perfil de consumidor. Ou seja, desde uma pequena residência até uma grande indústria.


Para isso, basta que a quantidade de lacas fotovoltaicas e demais equipamentos do sistema seja calculada de acordo com a demanda elétrica que precisa ser atendida. Além disso, as placas também podem ser instaladas em praticamente qualquer lugar com incidência solar, o que garante maior adaptabilidade em seu uso.


Alguns projetos, por exemplo, utilizam as próprias placas como cobertura, como em carports, claraboias e pontos de ônibus.


Sustentabilidade


Além de todas essas vantagens particulares obtidas com a energia solar fotovoltaica, existe também uma que é coletiva: a sua sustentabilidade.


Diferentemente de um gerador a diesel, por exemplo, o sistema fotovoltaico produz energia elétrica de forma 100% limpa, sem qualquer emissão de poluentes ou outros impactos ao meio ambiente.


Assim, quando você instala um sistema fotovoltaico, você não está apenas ajudando o seu bolso, mas também fazendo parte de uma transição energética em prol da sustentabilidade.

Uma necessidade crescente à medida que os efeitos do aquecimento global se tornam cada vez mais alarmantes.


Texto adaptado do Portal Solar Prime.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo