top of page

Verdadeiro ou falso? Desvendamos 3 mitos sobre energia solar. Confira!

A energia solar tem a capacidade de produzir eletricidade para suprir todas as necessidades de uma casa, fábrica, empresa e até mesmo do agronegócio. Por meio do sistema fotovoltaico, é possível gerar energia limpa para o funcionamento de eletrodomésticos, para o aquecimento de água, iluminação pública e para o campo.


Ainda assim, existem alguns mitos e verdades sobre a energia solar, e as desvendamos no texto abaixo, confira:


1 - A energia solar não cabe no bolso do consumidor comum?


MENTIRA!

No Brasil, mais de 73% das instalações de energia solar estão nas residências. Esse modelo energético tem a capacidade de produzir toda a energia elétrica de uma casa e gerar eletricidade suficiente para o funcionamento de todos os eletrodomésticos: televisores, geladeiras, máquinas de lavar e até do ar-condicionado, entre outros.


A geração de energia por meio de um sistema fotovoltaico também pode contribuir para a redução de até 95% da conta de luz. Com taxas mais baratas e financiamentos mais acessíveis em bancos e instituições financeiras, a energia solar já é uma realidade na casa do brasileiro comum.


2 - A energia solar pode ser utilizada para carregar carros elétricos?


VERDADE!

Os carros do futuro já chegaram! Veículos elétricos movidos a energia solar já são uma realidade em diversas cidades e países do mundo. Apostando na tecnologia fotovoltaica, é possível carregar as baterias desses automóveis enquanto se está dirigindo ou mesmo em casa, tudo com energia gerada pelo Sol.


Além de reduzir custos com combustíveis, substituídos pela utilização da energia solar, os carros elétricos também podem ajudar a reduzir a poluição sonora, a poluição do ar, pois não emitem gases poluentes, e contribuir para uma maior qualidade de vida nas grandes cidades.


Curiosidade: Em 2020, a Noruega se tornou o primeiro país do mundo a ter mais de 50% dos novos emplacamentos em um ano representados por carros elétricos. O país é pioneiro na mobilidade elétrica graças a políticas fiscais de incentivo. E embora seja um dos maiores produtores de combustível da Europa, o país se empenha para eliminar motores a gasolina e a diesel no país, e quer ter toda a frota com 'zero emissões' até 2025.


3 - A manutenção do sistema de energia solar fotovoltaico é cara?


MENTIRA!

Os painéis fotovoltaicos têm custo de manutenção baixíssimo, praticamente zero. É preciso apenas fazer limpezas periódicas e isso pode ser feito pelo proprietário, sem a necessidade de chamar um técnico, se o local for seguro e tomando os devidos cuidados. Quando a sujeira é leve, causada pela poeira ou folhas de árvores, a limpeza pode ser feita utilizando apenas água e esponja.


Na maioria das vezes, a própria água da chuva se encarrega do trabalho. Já quando a sujeira é daquelas mais insistentes, como dejetos de pássaros e poluição, por exemplo, o indicado é utilizar água com detergente neutro, uma esponja ou pano para remover essa sujeira. Para especialistas, a limpeza deve ser feita apenas uma vez ao ano. Entretanto, em lugares com pouca chuva e muita poeira, ela deve ser feita de seis em seis meses.


Ficou interessado? Entre em contato com a gente.

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page