top of page

Vantagens da energia solar fotovoltaica



Ainda em dúvida sobre instalar ou não as famosas placas solares em seu empreendimento?

Trouxemos aqui os prós e contras da energia solar fotovoltaica e o porquê da energia solar no Brasil e no mundo estar em constante crescimento.


A definição de Energia Solar é associada à energia fotovoltaica, tecnologia que utiliza a luz do Sol como fonte de energia para gerar eletricidade e por conta disso, possui a vantagem de ser uma energia gratuita, renovável, alternativa e limpa.

A energia solar funciona quando a luz solar (fótons) bate nas placas solares, produzidas em material semicondutor, os elétrons contidos nela se agitam e produzem a corrente elétrica, interessante não é?


Essa corrente elétrica é levada para o inversor solar, que é o equipamento responsável por transformar a corrente elétrica contínua em alternada para então, ser distribuída para o local de consumo e utilizada pelos equipamentos.


Suas principais vantagens são não poluir, ser renovável, limpa e silenciosa, pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica, tem necessidade mínima de manutenção, muito fácil de instalar, e é barato para manter.


Serve também como uma alternativa ao petróleo. Possuí vida útil de mais de 25 anos, economia de até 95% da conta de luz, seu preço vem caindo devido ao avanço da tecnologia. Ocupa pouco espaço e valoriza o imóvel. Elas também são resistentes às intempéries e os equipamentos fotovoltaicos podem ser reciclados.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page