top of page

Primeiro carro elétrico da Ferrari deve competir com Tesla Roadster


Vinicius Szafran, editado por Liliane Nakagawa 28/01/2020 15h01.

Montadora italiana oficializou um pedido de patente para um veículo de dois lugares, embora a tecnologia possa ser aplicada em outro estilo de carroceria.


A Ferrari vem sendo cautelosa com a ideia de produzir carros elétricos, e até o momento apresentou apenas o seu primeiro híbrido, o SF90 Stradale, no ano passado. Existe também o LaFerrari, mas o sistema híbrido no estilo KERS não era de fato eficiente, apenas mais potente.


Apesar de sinalizar que um dia também produzirá o seu próprio automóvel elétrico, a montadora italiana afirmou que isso será possível apenas quando a tecnologia estiver de acordo com os padrões da Ferrari.


Apesar do posicionamento, a empresa já está pensando no futuro. A Ferrari registrou um pedido de patente relacionado à tecnologia de veículos elétricos na Europa em julho passado, como foi publicado pelo Escritório Europeu de Patentes, na quarta-feira passada (22).


O pedido de patente apareceu pela primeira vez no fórum do Porsche Taycan EV, e mostra o que pode estar na mente dos engenheiros da Ferrari para seu primeiro carro elétrico. Há uma grande possibilidade das imagens serem apenas ilustrativas, mas se elas indicarem a direção que a montadora seguirá, em breve poderemos ver um carro esportivo de dois lugares totalmente elétrico. Isso o tornaria um notável rival do Tesla Roadster.


Um dos esboços mostra um carro com espaço para dois passageiros e com quatro motores elétricos no total - um para cada roda, sendo assim um veículo com tração elétrica nas quatro rodas. A patente descreve a capacidade de cada motor trabalhar por conta própria. No entanto, essa configuração específica também poderá ser usada para um carro esportivo híbrido.


A patente menciona também um cenário em que um único eixo elétrico (ou dois) ainda opera com um motor de combustão interna. Ou, de acordo com a Ferrari, todos os quatro motores elétricos podem estar presentes ao lado de um motor de combustão, para aumentar ainda mais a possibilidade de tração e potência.


A Ferrari não comentou imediatamente o pedido de patente, e dificilmente podemos considerar isso como uma confirmação sólida de um veículo esportivo elétrico. Contudo, a marca italiana tem, sem dúvidas, a eletrificação em mente. Agora, devemos apenas esperar que a empresa realmente faça tudo isso e possa construir o melhor dos carros elétricos.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page